Secretário Municipal de Segurança Pública, Fabrício Bittencourt é a favor de armar a Guarda Civil Municipal.
A cidade de Maricá poderá ter em breve guardas municipais com armas de fogo. Pelo menos é o que defende o Secretário Adjunto de Segurança Pública Fabrício Bittencourt. “Com certeza Maricá é a favor, vai preparar e capacitar a nossa guarda civil municipal para ser armada.” Comentou Fabrício, que está à frente da Secretaria de Segurança há mais de dois anos, tendo implantado o GTO (Grupamento Tático Operacional), que passou por um curso de formação com agentes das polícias civil, militar e federal.
Para Fabrício Bittencourt, “a guarda civil municipal é o futuro da segurança pública do nosso país, se tornando a Polícia Municipal”, onde as questões de segurança pública ficaria por responsabilidade do município, sem muita interferência do Estado.
Durante uma semana, Guardas Municipais de Maricá fizeram estágio no Batalhão de Choque da PM. (foto: Divulgação)
No Estado do Rio de Janeiro o município de Barra Mansa foi o primeiro a implantar a Guarda Municipal armada na década de 1990. Lá os agentes usam revólveres. Volta Redonda também é outro município que armou a Guarda Municipal. Para Rodrigo Neves, prefeito de Niterói, o uso de armas de fogo por Guardas Municipais é necessário para contribuir com a segurança pública do estado.
No ano passado, foi sancionada a Lei 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais), que permite que guardas de municípios com mais de 50 mil habitantes portem armas.
Nenhum comentário: