» » IPOJUCA: Prefeito Carlos Santana recebe "Carta Geotécnica" do Ministério das Cidades

Ipojuca sai na frente sendo o único município brasileiro que recebe o documento contemplando toda a sua extensão

        
Integrantes da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Ipojuca promoveram a abertura da solenidade apresentação da Carta Geotécnica de Aptidão Naturais do município à Prefeitura do Ipojuca, através da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano. Evento aconteceu no auditório da Escola Municipal de Santo Cristo, na manhã desta terça-feira (26), em Ipojuca Sede. O município, na Região Metropolitana do Recife é o único no Brasil que recebe a Carta Geotécnica em toda a sua extensão, cerca de 530 km².
O Documento cartográfico atua na prevenção dos desastres naturais, fornecendo diretrizes para uma ocupação urbana segura, necessária para apoiar o licenciamento urbanístico e ambiental do solo. A Carta também fornece recomendações e indicações para a orientação de projetos e construções de obras de infraestrutura.  De acordo com o Prefeito Carlos Santana, a gestão está orgulhosa com a importante ferramenta de planejamento urbanístico, principalmente para um município emblemático com a topografia irregular. "A Carta Geotécnica chega em um momento oportuno, agradeço a parceria de todos. A nossa Defesa Civil trabalha incessantemente para evitar as catástrofes naturais", declarou o gestor. O Reitor em exercício da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor Sílvio Romero Marques parabenizou a organização do evento e destacou o projeto da Orquestra Meninos do Ipojuca, lembrando a importância em reunir música e criança. O representante da Universidade destacou também que os grandes desastres urbanos estão tendo o tratamento científico e que estão sendo disponibilizados aos gestores. "Ipojuca sai na frente e inicia uma recuperação ao município que terá resultados positivos com a chegada da Carta", acrescentou o professor.
O secretário Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos do Governo Federal, Luís Oliveira Ramos ressaltou a importância da Carta que orienta a expansão das áreas urbanas de forma controlada. Em Ipojuca,  estamos consolidando um trabalho de parceria", frisou. O Secretário de Administração e Meio Ambiente e Controle Urbano, Deoclecio Lira, lembrou que o município abraçou a causa e trabalha na forma preventiva. " O Documento é um elemento importante para a prevenção de riscos", ressaltou o gestor.
Ao final das apresentações, a UFPE representada também, pelo professor Roberto Quental, fez a entrega da Carta Geotécnica ao prefeito Carlos Santana. Estiveram presentes na programação, o vice-prefeito Pedro Mendes, Prefeito de Abreu e Lima, Pastor Marcos José, vereadores Júnior Alves, Eliete Lins e Irmão Ricardo, Secretário executivo de Meio Ambiente de Jaboatão, Carlos Sampaio, Secretário de Planejamento e Meio Ambiente do Cabo de Santo Agostinho, Marcos Germano, Secretária de Meio Ambiente de Camaragibe, Juliana Pimentel, além do coordenador da CODECIPE, Coronel Luís Augusto e representantes do Recife, através da CODECIR. Também marcaram presença os secretários municipais, Dora Pires (Mulher), Pedro Santana (Governo) Danielle Lima (Seplag), Claudelino Tavares (SDMS), Manoel Rabelo (AMTTRANS), Ceça Britto (Imprensa), Eryka Luna (Seinfra) e gestores da prefeitura. 
Fotos: Ivan Nascimento
Autoria: Ipojuca Notícias/Secom

Postador GCM Josimar Toty

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta